Especialista fala sobre o “Dia Mundial da Menopausa”

 
O Brasil tem hoje aproximadamente 15 milhões de mulheres com idade entre 50 e 70 anos, um contingente que corresponde a 6,4% da população feminina atual do total de 96 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria delas, algo em torno de 10 milhões de brasileiras, está em plena transição do climatério, fase caracterizada por sintomas desconfortáveis como suores noturnos e calores, secura vaginal e alterações de humor causados pela queda nos níveis de estrogênio em circulação no sangue, sinalizando o encerramento dos ciclos menstruais e da capacidade reprodutiva feminina.
 
O risco de doenças cardiovasculares e de desenvolvimento de osteoporose, problema decorrente da perda de massa óssea, aumenta a partir dessa fase e está diretamente associado com a baixa hormonal decorrente do fim da menstruação. Sem os estrogênios, reconhecidamente protetores de variadas funções do metabolismo feminino, a mulher também  está sujeita a ganhar  peso, especialmente na região abdominal e, ainda, a perder força muscular se não se exercitar regularmente.
 
Para chamar a atenção dessa parcela da população feminina sobre os cuidados com a saúde e o bem estar, além das  alternativas de prevenção dos males associados ao término dos ciclos hormonais reprodutivos, destacamos o Dia Mundial da Menopausa, comemorado dia 18 de outubro.  “A data é uma oportunidade de atualizar as mulheres sobre o que podem fazer para enfrentar a transição para a menopausa e os anos subsequentes, com saúde e tranquilidade”, afirma a presidente da Associação Brasileira do Climatério (Sobrac), Dra. Maria Celeste Osório Wender.
 
A SOBRAC, criada em 1986 por um grupo de especialistas envolvidos com o estudo do climatério e a assistência às mulheres nesta faixa etária de transição, acaba de finalizar o Consenso sobre a Terapêutica Hormonal (TH) da mulher na menopausa. A obra reune as evidências científicas mais recentes sobre a assistência à saúde feminina, envolvendo o uso de hormônios.
 
O Consenso esmiúça as indicações, os benefícios e os efeitos da chamada TH sobre os sintomas da menopausa, considerando desde as vias de administração até o momento mais adequado de sua utilização e finalidade. Também define a posição dos especialistas sobre questões controversas, como o uso dos denominados hormônios bioidênticos, as reais contraindicações da terapêutica hormonal e as opções para tratar os sintomas vasomotores da menopausa sem o emprego de hormônios. “A divulgação ampla do documento entre os especialistas, neste mês, e sua condição de diretriz  para orientação do tratamento, também é uma forma de comemorar o Dia Mundial da Menopausa, assim como homenagear as mulheres”, destaca a presidente da Associação Brasileira do Climatério, Dra. Maria Celeste.
 
 
Redação iGospel
Fonte: Saúde Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Destaques da Semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...